Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DESTAQUE DA SEMAMA: "NOSSO AMIGO SEU ALDO"


ALDO FERNANDES DE OLIVEIRA

NOME: Aldo Fernandes de Oliveira
NASCIMENTO: 21/07/1944
CIDADE: Antonina - Pr
FILIAÇÃO: Catulino Fernandes de Oliveira/Francisca Marques de Oliveira
ENDEREÇO: Rua Dr. Justino de Mello, 445
FILHOS: Francislena, Izabela, Evelyn, Karine, Laura, Laís, Letícia e Lucas

TRAJETÓRIA ESPORTIVA: Iniciou aos 12 anos de idade, em 1956.
- Campeão pela equipe infantil do FLAMENGUINHO, time organizado pelos desportistas ARI PARODI e ALCY VIDAL PINTO.
- 1957 passou a jogar no infantil da A.A. 29 DE MAIO.
- 1958, com 14 anos foi campeão invicto pelo juvenil do XV DE NOVEMBRO E.C. juntamente com grandes jogadores como Jair Henrique, alceu Cipó, Cobertor, Alceu Pó, etc.
- 1959 foi levado pelo falecido dirigente ZEZITO (A.A. 29 de Maio) a disputar seu primeiro campeonato como jogoador amador. Lá teve seu primeiro grande técnico BINO - que brilhou como atleta profissional (C.Atlético Paranaense e S.C. Corinthians Paulista).
- 1960 voltou ao XV DE NOVEMBRO E.C. onde ficou até o início de 1962.
- 1962 disputa sua primeira partida como atleta profissional pela equipe do ESTRELA DO NORTE F.C. de Ibiporã, com 18 anos de idade. Naquela época após uma semana de teste foi convidado a ingressar no LONDRINA FUTEBOL E REGATAS (equipe do Norte do Paraná), fato que só não ocorreu, devido a falta de autorização do seu pai, já que naquela época a maioridade só era alcançada após 21 anos, os motivos desta recusa nunca foram informadas. Ao final de 1962 retorna a Antonina.
- 1963 Disputa o campeonato da LFRA (Liga de Futebol Regional de Antonina) pela A.A. 29 DE MAIO, tendo jogado apenas duas partidas, pois transferiu-se para a cidade de Francisco Beltrão para atuar pelo REAL E.C. no Campeonato Regional do Sudoeste. Voltando no final da competição a Antonina.
- 1964 retorna a A.A. 29 DE MAIO onde participa da competição amadora de Antonina até a segunda rodada, quando recebe convite do TUITI ESPORTE CLUBE (Cascavel-Pr), lá permanece por 3 meses, quando dirigentes do REAL E.C. leva-o novamente a Francisco Beltrtão. No final deste ano começa sua carreira com funcionário do BANESTAdo (Banco do Estado do Paraná) daquela cidade. Sempre procurou conciliar esporte e profissão. Devido ao ótimo preparo físico que sempre teve, começa também também a disputar o  Futebol de Salão  com grande destaque.
- 1967 transferiu-se para o maior rival do REAL, o CLUBE ESPORTIVO UNIÃO, sua permanencia na equipe anilada de Francisco Beltrão (como era conhecido a equipe do União).
- 1970 Retorna a REAL E.C., ficando até o mês de setembro deste ano, já que devido ao seu trabalho é transferido para outra cidade do sudoeste do Paraná. Após esta transferência passou a jogar em diversas equipes da região, tornando-se cada vez mais conhecido, tendo jogado até em clubes da Argentina (Semi-amadores).
- 1978 encerra sua trajetória no futebol na cidade de Itapejara D'Oeste - vizinha a Pato Branco.
Como jogador começou como ponta-direita, passando depois a volante, meia-armador por ambos os lados, ponta esquerda e algumas vezes até como centro-avante, um verdadeiro coringa.
Equipes que atuou como atleta:
- ANTONINA: Flamenguinho, A.A. 29 de Maio, XV de Novembro E.C.
- FRANCISCO BELTRÃO: Real E.C. e C.E. União
- IBIPORÃ: Estrela do Norte F.C.
- CASCAVEL: Tuiti E.C.
Ele considera que nestas duas últimas equipes viveu sua melhor fase dentro do futebol, só não foi mais adiante por não se adaptar as exigências do futebol profissional da época. Relata que tinha pavor de concentração e muito receio da companhia de alguns jogadores.
jogou amistosamente em equipes de: Realeza, Perola D'Oeste, Planalto e Capanema. guarsando boas recordações de todo este período fazendo muitas amizades por onde passou. Se pudesse reviver todos estes momentos, os faria como maior prazer.

Hoje aos 65 anos ainda procurar dar sua contribuição ao futebol antoninense, sempre primando pela renovação e oportunidade aos novos talentos, pois acredita muito na força da juventude, sem porém desprezar os mais experientes. Acredita que ainda tem muito a fazer pelo esporte amador, nunca esquivou-se de convites para passar sua experiência futebolística como técnico de equipes amadoras. Atualmente é o Técnico do XV de Novembro E.C., também já dirigiu o JUVENTUS F.C. e o Caixa D'Água. Nos de 1997 e 1998 foi Diretor de Esportes de Antonina, onde procuro desenvolver o esporte para a juventude capelista, pelo caminho muitas barreiras surgiram o que o impediu de realizar muitos dos seus ideais e sonhos.
Para encerrar esta máterial ficam algumas frases que para ele servem de renovação de seus ideais:
- "NÃO HÁ VENTO FAVORÁVEL PARA QUEM NÃO SABE ONDE VAI".
- "ME VESTIR EU SEI, SÓ NÃO TENHO ROUPA".
- "A VIDA É UMA CORRIDA COM BARREIRAS, COM DEUS VOCÊ TRANSPORÁ UMA A UMA. SOZINHO, FICARÁ NO MEIO DO CAMINHO".

Seu ALDO como carinhosamente gosto de chamá-lo, infelismente a memória do  antoninense é muito curta e não sabe dar valor as pessoas que realmente usaram o seu dom para colocar o nome de Antonina em destaque. Saiba que a sua amizade para mim é motivo de muito orgulho, esta pequena homenagem é para que todos saibam que na história de vida da família JUVENTUS F.C. você tem um lugar muito especial e sempre vai merecer todo o nosso carinho. Continue sempre assim, com simplicidade, força de vontade e muita luta na busca da realização dos seus ideais.

Muito obrigado pela sua amizade!!!

JUVENTUS F.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário